sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Como fazer um pot-pourri caseiro

Escolha o material a ser utilizado em seu pot-pourri.
Agora é hora apenas de se preocupar com a aparência e textura, pois a maioria dos materiais usados perderão seu aroma depois de secos.
Você pode usar: flores e pétalas, folhas de louro, cascas secas de cítricos, canela em pau, ramos de alecrim, zimbro ou pimenta-da-Jamaica e anis-estrelado.
O próximo passo é secar o material. A secagem pode ser feita de três formas:


1. Expondo o material ao sol sobre papel absorvente – levará cerca de 2 semanas;


2. Usando o forno – Espalhe o material numa assadeira e leve ao forno quente, verificando e revirando a cada 15 minutos - levará cerca de 2 horas;


3. Usando o microondas – Enrole o material em papel toalha e leve ao microondas por 5 a 10 minutos, verificando em intervalos de 2 minutos.


Depois de seco, deve ser acrescentada a essência em forma de óleo essencial, vendido em casas especializadas em produtos aromáticos. Pingue algumas gotas e misture bem.
A fixação do cheiro ocorrerá deixando-se essa mistura hermeticamente fechada em um pote de vidro ou saco do tipo ziploc por 6 a 8 semanas.
Depois é só expor o pot-pourri, num pote ou prato de vidro, pode-se expor pela casa para perfumar o ambiente ou até pode-se fazer sachês e dar de Lembrancinha de Casamento!

Nenhum comentário:

Postar um comentário