terça-feira, 27 de julho de 2010

Como escolher os Padrinhos

Padrinhos e madrinhas de casamento são convidados especiais, pessoas que os noivos escolhem para participar mais de perto da cerimônia.
São as pessoas que vocês verão o tempo todo, no altar, e que verão vocês do melhor ângulo.
O número ideal de padrinhos depende do tamanho do altar e da quantidade de convidados do casamento, mas quanto menos, mais elegante. Isso porque ser padrinho é um privilégio para poucos.
Se vocês estão com dificuldades para tomar esta decisão, a dica é escolher, entre os amigos mais próximos e queridos, um ou dois representantes de cada grupo social (faculdade, trabalho, igreja).
Assim, o grupo se sente representado sem que ninguém se sinta excluído.
Com membros da família, depende da relação de vocês com eles. Eu, pessoalmente, fiz questão de ter meus irmãos e cunhados comigo no altar. Tem gente que é super amiga dos primos ou dos tios, enquanto outras não nem tanto. Se o caso de vocês é o primeiro e o número de familiares queridos for grande, vale a mesma regra: um representante de cada grupo.
A formação dos casais também exige atenção. Se as pessoas escolhidas forem solteiras, os noivos podem formar casais que misturem convidados da noiva ou do noivo, mesmo que não se conheçam. Se tiverem namorado, vocês podem optar por convidar ou não o outro para ser padrinho, dependendo do grau de intimidade que vocês tem com ele. Agora, se forem casados, é deselegante convidar apenas um dos dois.
Chamem o casal ou escolham outra pessoa.
Por fim, cuidado com as expectativas. Existe um mito de que padrinhos dão presentes mais caros que outros convidados. Já vi gente que recusou convite para ser padrinho por não ter grana para isso. Quando forem convidá-los, cuidem para que entendam que vocês estão interessados em sua amizade e companhia, e não no poder aquisitivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário